Arquivo do blog

sexta-feira, 24 de julho de 2020

A arte torna o espectador, uma parte do processo criativo do artista

A arte pode tornar um espectador, ou apreciador, um partícipe do processo criativo que o concebeu. A reação que um artista acha que causará ao seu espectador, já é parte do processo criativo dele.
A arte é a manifestação estética, criada ou reinventada e reproduzida por artistas numa costura de idéias, de percepções e das suas próprias emoções.

A manifestação artística é única e individuail, e tem como objetivo estimular o interesse do ou de um público, a fim de fazê-los refletir, tendo a consciência de que o visual, a cor, a textura, o belo ou o expresso em linhas e cores, em imagens que, detectadas pelos olhos do espectador, o faça viajar no tempo e no espaço, ou ainda no mundo interior revelado do artista ou no seu próprio, como testemunha dessa manifestação. Ao apreciar uma obra de arte, o espectador está diante de algo único, particular para o artista que o produziu e para ele como observador.

Um exemplo do que se chama "transportar-se" para a obra de arte, é a obra "O Grito" de Edward Münch. Ao deparar-se com o quadro, o espectador pode identificar sozinho, o sentimento que transmite a obra. Este foi o sentimento de Edward que impeliu a criação.


A arte de Anna Cossant _ Cavvalet ©