Arquivo do blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Pintores Renomados _ Camille Pisarro, 1830, Ilhas Virgens

Jacob-Abraham-Camille Pissarro, nasceu 10 de julho de 1830 em Charlotte Amalie, St. Thomas, nas Indias Ocidentais Dnamarquesas (hoje, American Virgin Islands) sendo filho de Abraham Gabriel Pissarro, um judeu sefardita português, e Rachel Manzana-Pomie, oriunda da  República Dominicana. Ambos sofreram perseguição durante a Inquisição promovida pela Igreja Catolica Romana.

Pissarro morou em St. Thomas até os 12 anos de idade, quando foi para um internato em Paris. Ele voltou para St. Thomas, onde desenhou em seu tempo livre. Pissarro foi atraído pela anarquia política, uma atração que pode ter se originado durante seus anos em St. Thomas e devido ao sofrimento dos pais e demais perseguidos pelos católicos.

Tomar conta do negócio da família, algum tempo depois, dedicou-se muito mais pela sua paixão pela pintura, o que causou-lhe uma grande mudança de vida: no ano de 1852 conheceu o pintor dinamarquês, Fritz Melbye e obteve a oportunidade de concretizar o seu sonho, quando então, surgiu com um convite para acompanhar uma expedição de Fritz Melbye, enviado pelo governo das Antilhas Dinamarquesas, para estudar a fauna e a flora da Venezuela, na América do Sul, onde o pintor passou dois anos, retratando as belezas da fauna e flora. Sua paz chegou aos 23 anos, quando em 1855, ele já estava em Paris com ajuda de Anton Melbye, tentando iniciar a sua carreira artística. 

O jovem Pisarro fascinou-se com as telas de Camille Corot e iniciou amizade com Paul Cézanne, Claude Monet, Charles-François Daubigny, entre outros pintores impressionistas. 

Com Monet passou a sair para pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciennes e em 1861 casou com Julie Vellay, com quem teve oito filhos. Pisarro faleceu em 1903, em 13 de novembro, aos 73 anos.



Boulevard, Montmartre


Pintura em aquarela de trabalhadores campesinos


Le pont neuf aprés midi de pluie


Camille Pisarro

Nenhum comentário:

A arte de Anna Cossant _ Cavvalet ©