Arquivo do blog

domingo, 30 de agosto de 2020

Pintores Brasileiros Renomados _ Aldemir Martins

O artista plástico Aldemir Martins, nasceu em 8 de novembro de 1922, na pequena cidade da região do Vale do Carirí, em Aurora, Estado do Ceará.  Ele também, como muitos artistas, foi ilustrador, pintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior.

Aldemir, filho de Miguel de Souza Martins e Raimunda Costa Martins, era autodidata e iniciou cedo seu interesse pelas Artes. Seu pai era encarregado de construção de estradas de ferro na Rede Viação Cearense. A família se mudou várias vezes durante sua infância. Quando se estabeleceram no município de Pacatuba, próximo à Fortaleza, quando Aldemir tinha, cerca de 11 ou 12 anos. 

Em 1942 expõe, pela primeira vez, no II Salão de Pintura do Ceará. Neste período passa a trabalhar, como ilustrador para jornais, revistas e livros e em 1945, ele se muda para o Rio de Janeiro, onde participa de uma coletiva na Galeria Askanasi e do Salão Nacional de Belas Artes. Um ano depois muda-se para São Paulo, onde realiza sua primeira exposição individual, na seção paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil. Retoma sua atividade nos jornais com ilustrações para a coluna "Bairros na Berlinda" que era publicada pelo Correio Paulistano. O artista participa de várias bienais, mas foi em 1955, que ele realiza a sua exposição no Vº Salão Baiano de Artes Plásticas, em Salvador, Bahia, onde recebe a Medalha de Ouro. 

Nesta época Aldemir inicia a pintura de uma série de painéis. Pinta o painel do bar "O Cangaceiro", no Rio de Janeiro, que se tornaria reduto da boemia carioca, frequentado por pintores, jornalistas e escritores da época, entre eles Dorival Caymmi e Ary Barroso. 

Entre tantas outras atividades e exposições, em 1958,  Aldemir é convidado para executar dois painéis para o Aeroporto de Congonhas, pintando-os sobre as paredes da ala Internacional. Anos depois esses painéis se deterioraram e, apesar de Aldemir ter se proposto a restaurá-los, de graça, terminaram destruídos e o Departamento de Aviação Civil mandou pintar as paredes onde eles estavam...

Ainda em 1958, recebeu o Prêmio Jabotí por Melhor Capa de Livro do Ano, atribuído pela Câmara Brasileira do Livro, pela capa de "História do Modernismo Brasileiro, Antecedentes da Semana de Arte Moderna". Neste ano também nasce sua filha, em 24 de novembro, Mariana Pabst Martins, fruto de sua união com Cora Pabst. Em 1959, recebe o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna e permanece por dois anos na Itália.

Fez desenhos em nanquim que serviram para estampar objetos e tecidos de decoração, e seus gatos, foram uma série conhecida em todo o Brasil que foi admirada em todo o mundo.

Em 2005,  na exposição,  "Sete décadas de Sucessos Artísticos", dos anos 1945 a 2005, o MASP inaugura esta exposição retrospectiva de Aldemir Martins e promove o lançamento do livro do pintor e gravador brasileiro, conhecido pelos seus temas do nordeste, animais e mulheres. Seu trabalho artístico alcancou o público da Europa e Américas e a beleza de suas cores tornou sua obra inesquecível. A retrospectiva de um dos artista brasileiro vivo, foi uma homenagem do Masp a Aldemir Martins, por suas sete décadas de produção artística. Aldemir faleceu em 5 de fevereiro de 2006 aos 83 anos.


Aldemir Martins


O 'Gato Vermelho', obra de 1995 de Aldemir Martins.



'A Fruteira' de 1986, Aldemir Martins



'O Gato Amarelo', de 1978



'Flores em Nanquim e Aquarela, 1966, de Aldemir Martins


Nenhum comentário:

A arte de Anna Cossant _ Cavvalet ©